Doença está sob controle no estado, diz a Secretaria de Saúde. Entre os gaúchos, há três casos confirmados e 87 suspeitos.
A Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul confirmou a primeira morte neste ano provocada pela influenza A, conhecida como gripe suína, nesta quarta-feira, dia 08. A vítima era uma mulher de 48 anos que morava em Anta Gorda e que apresentou os primeiros sintomas da doença no fim de maio.
A morte foi registrada na segunda-feira, 06, no Hospital de Caridade de Três Passos. Até o momento, o estado tem três casos confirmados e 87 suspeitos. A Secretaria de Saúde informou que, mesmo com a confirmação da primeira morte do ano, a doença está sob controle no Rio Grande do Sul, até o momento. Todos os municípios têm em estoque medicamentos antivirais e insumos necessários para enfrentar a circulação do vírus Influenza HIN1.
A secretaria orienta a população para que mantenha medidas de prevenção, como lavar as mãos com água e sabão com freqüência e não compartilhar talheres e objetos de uso pessoal. A pessoa que apresentar sintomas de gripe como febre, tosse e dores no corpo deve cobrir a boca e o nariz com lenço descartável ao tossir e espirrar, além de se afastar de suas atividades por uma semana.
Também é importante manter os ambientes limpos e ventilados, sobretudo locais úmidos e frios, que favorecem a multiplicação do vírus. A higienização das mãos com álcool gel é indicada na prevenção em locais públicos e com grande circulação de pessoas.
Pessoas que fazem parte dos chamados grupos de risco (gestantes, crianças de seis meses a dois anos de idade, idosos, indígenas e profissionais de saúde) que ainda não se vacinaram devem procurar os postos de saúde. Novo Hamburgo, por exemplo, segue vacinando até acabarem os estoques.
Nenhum comentário:
Postar um comentário