quinta-feira, 12 de maio de 2011

Vacina contra uma versão de HIV funciona em macacos

Pela primeira vez, cientistas conseguem proteger primatas contra um vírus ‘parente’ do HIV


Pela primeira vez, uma vacina teve sucesso em macacos contra a infecção pelo vírus SIV, um variante do HIV, causador da Aids, que ataca os primatas. Dos 24 macacos-rhesus que receberam a vacina, 12 ficaram totalmente protegidos quando entraram em contato com o vírus SIV um ano depois.

A diferença dessa vacina para outras já pesquisadas é a utilização de um vírus inofensivo como hospedeiro do vírus principal. A equipe da Universidade de Ciência e Saúde do Oregon colocou genes do vírus SIV dentro de um outro vírus não perigoso chamado cytomegalovírus rhesus (RhCMV) e só então injetaram o material nos animais. Depois compararam sua eficácia com vacinas convencionais, onde os genes do SIV são colocados dentro de um adenovírus, como aquele que causa a gripe.

Enquanto a vacina de RhCMV se replicava e estimulava o corpo do macaco a produzir anticorpos contra o SIV durante toda a sua vida, a tradicional apenas se replicou uma vez e desapareceu. O novo método testado mantém o sistema imunológico sempre em alerta, quando uma infecção começa, o organismo é capaz de acabar com ela. Os animais que receberam a imunização tradicional conseguiam lutar contra a infecção no começo, mas depois o corpo cedia.

Antes de iniciar qualquer pesquisa em humanos, os cientistas deverão tentar entender por que a vacina funcionou com total eficácia em apenas metade dos macacos, os outros 12, que também receberam a nova vacina, contraíram o vírus normalmente.

Um comentário: