Análise de DNA em odontologia Forense
VIEIRA, G. S; TAVAES, C. A. P; BOUCHARDET, F. C. H. Análise de DNA m odontlogia Forense. Arqu bras odontol, v.6, n.2, p.64-70, 2010.
“Há mais de uma década a tecnologia do DNA foi utilizada pela primeira vez como método de identificação humana no campo forense.” (p.64)
“Existe análise do DNA utilizados para identificação humana odonto legal através da saliva e polpa dentária. Para que estas análises sejam feitas de forma correta e devidamente válidas,é inquestionável a utilização tanto dos conhecimentos científicos quanto tecnológicos. Nesta forma, nesse estudo, são caracterizados protocolos de coleta, preservação, extração, quantificação e amplificação do DNA; Pois os cirurgiões-dentistas, quando na qualidade de peritos, devem se familiarizar com os conhecimentos tecnológicos para análise de DNA.” (p.64)
“O presente trabalho buscou prestar maiores esclarecimentos e aplicar habilidades do DNA dentro da odontologia legal, ilustrando sua importância e se contrapondo a outros métodos utilizados para identificação humana.” (p.64)
“Freqüentemente os odontolegistas utilizam elementos comparativos interiores À morte como, por exemplo, o prontuário odontológico, radiografia dos dentes e seios da face, para realizar a identificação. Quando se encontra apenas ossadas, estes profissionais conseguem algumas informações tais como: etnia, estimada,descendência,sexo,estatura do corpo;Porém não conseguem nomear o individuo.” (p.68)
“Na odontologia legal o exame de DNA pode ser usado juntamente com técnicas tradicionais, obtendo-se ótimos resultados para identificar corpos em alto estado de decomposição.” (p.68)
“A análise de DNA contribui de forma importantíssima nos processos de identificação humana, principalmente nos casos em que a impressão digital, exame de arcos dentários e exame antropomédicos são enviáveis de serem realizados.” (p.68)
Parabéns.
ResponderExcluirExcelente fichamento.
E é tão bom ver estudantes interessados em ser excelentes profissionais.
.