domingo, 22 de maio de 2011

Entrevista que fiz com Amanda Sampaio.Terceira tarefa da GINÉTICA GECACA...vixe!que mutação foi essa?quero dizer GINCANA GENÉTICA

Nome completo: Amanda Sampaio Filgueira
Eugênia Freire- Qual sua formação acadêmica?
Amanda Sampaio - Sou Graduada em Biomedicina pela Faculdade de Ciências Aplicadas Doutor Leão Sampaio.
Eugênia Freire - Em qual área da genética está inserida?
Amanda Sampaio - Bioquímica e Biologia molecular.
Eugênia Freire - E o que faz um profissional desta área?
Amanda Sampaio - O especialista em  bioquímica e biologia molecular possui a habilidade para atuar em pesquisas laboratoriais de diagnóstico molecular, laboratório de análises clínicas e DNA, genética forense, aconselhamento genético, biotecnologia, docência no ensino superior além de pesquisas com células-tronco e reprodução assistida.
Eugênia Freire - Atualmente possui alguma pesquisa em andamento?Se possível comente.
Amanda Sampaio - No momento não estou com pesquisa em andamento nesta área.
Eugênia Freire - Para seqüenciar fragmentos de DNA, atualmente, usa-se o seqüenciamento automático com didesoxi-NTP marcados com fluorescência. Em que se baseia a utilização de ddNTP além dos dNTP?
Amanda Sampaio – Os ddNTP não possuem OH na posição 3’ da desoxirribose, mas apenas H. Eles são capazes de se ligar a uma cadeia em formação ( possuem a extremidade 5’- trifosfato normal). Porém, uma vez incorporados a uma fita de DNA crescente o ddNTP não pode formar uma ligação fosfodiéster com o próximo dNTP a ser incorporado. Assim, a incorporação dos ddNTP na fita gera fragmentos de diferentes tamanhos (dependendo de qual posição o ddNTP foi incorporado) diferindo entre si por uma base e permite, após eletroforese, diagnosticar qual é a posição de cada base na fita de DNA.



2 comentários:

  1. Legal. Entrevistar uma ex-aluna do curso de Biomedicina da FALS. Valorizar o que temos de melhor.
    É isso aí.

    ResponderExcluir