Extração de DNA de saliva humana depositada sobre a pele e sua aplicabilidade aos processos de identificação forense
ANZAI-KANTO, E; HIARA, M. H; HIARA, R. D. C; NUNES, F. D; MELANI, R. F. H; OLIVEIRA, R. N. Extração de DNA de saliva humana depositada sobre a pele e sua aplicabilidade aos processos de identificação forense. Braz. Oral res., v.19, n.3, São Paulo, Julho/setembro, 2005.
O artigo trata sobre a importância da saliva na identificação de corpos pela odontologia forense. No estudo foram utilizados 20 diferentes doadores de saliva que foram utilizados como suspeitos.
A saliva dos voluntários foi depositada na pele, sendo recuperadas para extração e tipagem do DNA, para se avaliar a sua contribuição e utilização na odontologia legal.
As técnicas utilizadas para coleta da saliva da pele e extração da saliva da pele foram respectivamente técnica de duplo esfregaço e método fenol-clorifórmio.
Os resultados mostraram que as técnicas e métodos avaliados podem ser utilizados para recuperar o DNA da saliva para determinar casos forenses, visto que a saliva é depositada usualmente em marcas de mordidas encontradas em homicídeos, agressões e outros crimes.
É importante observar que as amostras forenses podem apresentar dificuldades na recuperação do DNA em quantidades adequadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário